REGULAMENTO


The Viking Challenge - 3ª Edição

Todos os participantes do The Viking Challenge - 3ª Edição, aceitam e concordam com as regras e políticas da organização. Esta possui o direito de alterar as regras e políticas a qualquer momento, caso seja necessário. Os atletas declaram estar em perfeitas condições de saúde, tendo conhecimento da exigência física de uma competição desta natureza, assumindo os riscos associados à participação numa competição de Cross Training. Para clarificar todas as normas associadas ao evento, durante e antes do The Viking Challenge - 3ª Edição, as seguintes regras serão estabelecidas e obrigatórias para todos os atletas.

 

1 - DATAS E CHECK-IN

1.1 - A competição realizar-se-á no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, nos dias 10 e 11 de junho de 2022, tendo início às 09:00h do dia 10 de junho e finalizando às 18 horas do dia 11 de junho de 2022.
1.2 - Todos os atletas têm de se apresentar no check-in entre as 08:00h e as 09:00h do primeiro dia de prova e devem trazer o comprovativo do pagamento da inscrição e documento de identificação.

 

2 - FASES DA COMPETIÇÃO
2.1 - Fase de apuramento, OPEN, 17 a 23 de abril para Escalão Elite. Os atletas inscritos no Escalão Elite terão de submeter 3 vídeos (correspondentes a 3 wods), entre 17 e 23 de abril, no local indicado no site.
Não existe fase de Apuramento para Equipas. As Equipas ficam automaticamente habilitadas a participar na fase final da prova assim que a sua inscrição for confirmada.

2.1.1 - Os resultados provisórios da fase de apuramento para o Escalão Elite serão publicados no site entre 27 e 30 de abril.
2.2 - Fase de competição, CHALLENGE, 10 e 11 de junho para Equipas e Elite.
2.2.1 – Durante a competição CHALLENGE, todos os atletas Elite irão realizar todos os wods. Os atletas de equipa, antes do último wod (wod da final), serão selecionados – CUT OFF, passando apenas as 10 primeiras equipas para o último wod.

2.3 - Estão previstas um máximo de 30 vagas para equipas mistas e 20 vagas para atletas elite (10 masc +10 fem).
2.4 - A Organização reserva-se o direito de alterar as vagas caso entenda ser necessário.

 

3 - ESCALÕES

IDADE MÍNIMA 16 ANOS À DATA DE INSCRIÇÃO
3.1 - Elite: estes atletas deverão ser capazes de executar qualquer movimento/técnica prevista para este escalão.
3.1.1 - Elite Masculino - 10 vagas após o apuramento.
3.1.2 - Elite Feminino - 10 vagas após o apuramento.
3.2 - Equipas: As equipas deverão ser constituídas por atletas que cubram todos os escalões de dificuldade, para assim assegurarem que os seus atletas conseguirão executar todas as técnicas/movimentos apresentados na prova.
3.2.1 - Equipas mistas (30 vagas por ordem de inscrição).
3.2.2 - As Equipas têm de ser constituídas com um mínimo de 4 elementos (2 de cada género) e um máximo de 6 elementos (mantendo-se a obrigatoriedade de cada equipa ter pelo menos 2 atletas de cada género. Os restantes 2 atletas podem ser escolhidos sem qualquer restrição. Independentemente do número de atletas que constituem a equipa, em cada desafio cada equipa terá de apresentar 4 elementos (2 atletas masculinos + 2 atletas femininos).
3.2.3 - Não é permitida a substituição de membros da equipa durante a execução da tarefa (WOD), e não é possível mudar a composição da equipa depois de efetuada a inscrição.
3.3 - Caso não haja atletas suficientes para cumprir a abertura de um determinado escalão, os atletas inscritos terão a possibilidade de alterar a sua inscrição para outro escalão.

 

4 - INSCRIÇÕES

4.1 - Atletas: O valor da inscrição:
O valor da inscrição aumenta com o aproximar da data da competição. Valor por atleta: Fase 1 - 19 a 31 de março - 20€
Fase 2 - 01 a 08 de abril - 25€

Fase 3 - 09 a 16 de abril - 30€
4.1.1 - No caso da inscrição em equipas, deverá ser efetuado apenas um pagamento com o valor total do número de atletas inscritos.
4.1.2 - Não há devolução do pagamento da inscrição.
4.1.3 - A inscrição deve ser efetuada através do site “ www.thevikingchallenge.pt”.

4.1.4 - Os pagamentos poderão ser efetuados por:

  •   Transferência bancária para o IBAN PT50 0045 1436 4030 9357 2133 9

  •   Mbway para o número 96 6877204 (devem indicar o nome do atleta ou equipa)

  •   Devem ainda fazer o upload no site do comprovativo de pagamento em formato

    .jpg ou .png.

4.2. - Voluntários:

4.2.1 - Os voluntários ajudarão na organização da prova, orientação e apoio aos atletas. Qualquer pessoa com mais de 16 anos se pode inscrever como juiz
4.2.2 - Haverá 10 vagas para voluntários, por ordem de inscrição.
4.2.3 - O prazo de inscrição para voluntários termina assim que as vagas estejam completas.

4.2.4 - Os voluntários terão direito a t-shirt, brinde e alimentação para os 2 dias de prova.

 

5 - FASE DE COMPETIÇÃO - CHALLENGE

A divulgação da prova irá incluir:
5.1 - Movimentos requeridos;
5.2 - Pontos iniciais e finais do movimento;
5.3 - Técnicas proibidas;
5.4 - Número requerido de repetições;
5.5 - Equipamento requerido;
5.6 - Quantidade de peso requerido (em kg);
5.7 - É da responsabilidade do atleta verificar e/ou colocar a quantidade de peso que foi anteriormente divulgada;
5.8 - Tempo limite, se existir;
5.9 - Detalhes de como respeitar os pontos de sucesso do movimento;
5.10 - Qualquer movimento que desrespeite os pontos de sucesso do movimento anteriormente referidos será considerado inválido;

5.11 - Não é permitido aos juízes mexerem no equipamento dos atletas durante o wod, exceto se estiver a prejudicar a performance de outro atleta ou se tiver a pôr em causa a segurança de algum atleta;
5.12 - Reserva-se aos juízes do evento o direito de, em qualquer altura, interromper ou por término à prova do atleta caso considerem que este está a pôr em causa a sua segurança e a dos que o rodeiam;

 

6 - EQUIPAMENTO

6.1 - Não são permitidos:
6.1.1 - Wrist Straps;
6.1.2 - Camisas/Fatos de Força (Powerlifting);
6.1.3 - Knees Wraps (Powerlifting);
6.2 - Todos os acessórios cujo objetivo seja oferecer vantagem competitiva na execução dos movimentos e não apenas a segurança do atleta;
6.3 - Todos os acessórios não mencionados que ofereçam dúvidas devem ser autorizados pela organização.

 

7 - RESULTADOS

7.1 - Na Fase Challenge, cada atleta será ajuizado por pelo menos um juiz designado pela organização.
7.2 – No final de cada Wod, os resultados serão publicados no site www.thevikingchallenge.pt; O site poderá ser acedido por motor de busca ou por leitura de QR Code que estará espalhado pelo recinto.

7.3 - O resultado de um desafio será entregue pelo juiz ao secretariado para posterior validação. A decisão do juiz é soberana pelo que deve ser respeitada por todos os atletas.
7.4 - É responsabilidade do atleta confirmar o resultado no final do desafio e assinar a folha do desafio. Se declinar este direito, o Head Judge assumirá este papel.

7.5 - As classificações afixadas serão provisórias e passíveis de serem corrigidas (apenas durante os 2 dias de prova).

7.6 - A classificação provisória será considerada final e definitiva 30 minutos após a publicação da classificação do último desafio. Após este período não será analisada qualquer reclamação.
7.7 – Pódio: será realizada uma cerimónia de pódio para cada escalão.

 

8 - PROTESTOS

8.1 - As decisões sobre os requisitos de movimentos tomadas durante os desafios pelos juízes são soberanas e não são passíveis de protesto.
8.2 - É da responsabilidade de cada atleta comunicar a incapacidade física de cumprir os requisitos de qualquer movimento ao Head Judge e ao juiz de cada desafio.

8.3 - Pode ser apresentado protesto ao Head Judge, devidamente fundamentado, sobre qualquer incidente durante a competição. A competição considera-se encerrada 30 minutos após a conclusão do último desafio de cada dia.
8.4 - A apresentação de protesto obriga ao pagamento adiantado de uma taxa de 30 euros. A avaliação do protesto cabe somente à equipa da organização liderada pelo Head Judge, e a sua decisão será final. Se a decisão for a favor do protesto a taxa paga será devolvida na sua totalidade, caso contrário não haverá direito a reembolso.

8.5 - A classificação final será provisória durante 30 minutos, após os quais se tornará definitiva e não será passível de qualquer tipo de protesto.

 

9 – PRÉMIOS

Equipas
1º Lugar: 500€
2º Lugar: 300€
3º Lugar: 100€


Elite Masculino e Feminino

1º Lugar: 200€
2º Lugar: 100€
3º Lugar: 50€

NOTA: O pagamento dos prémios monetários implica a entrega de um documento fiscal por parte do respetivo vencedor(a), como Ato Isolado ou “Recibo Verde” e é sujeito ao pagamento dos impostos em vigor; O prémio terá de ser reclamado juntamente com a entrega desse recibo, num prazo máximo de 15 dias após o evento, caso contrário o atleta perderá o direito ao prémio monetário. Os valores apresentados estão sujeitos à taxação de imposto legal em vigor; Todos os atletas vencedores comprometem-se a

assinar uma declaração relativa ao recebimento do prémio antes de abandonar o local do evento;

 

10 - PÚBLICO/ACOMPANHANTES

O acesso ao recinto da prova será reservado aos atletas e espectadores do evento.
Irá ser atribuído a todos os atletas uma pulseira de atleta, que lhes permite entrar e sair do recinto da prova e estar presente na Sunset Party.
Todos os acompanhantes deverão adquirir uma pulseira (válida para os 2 dias e para a Sunset Party), que comprada antecipadamente terá um custo de 2.5€ e comprada no próprio dia terá um custo de 4€. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos.

 

11 - CONDUTA DO ATLETA E OUTROS

11.1 - Os atletas devem concordar com todas as regras do regulamento interno, incluindo, sem limitação, a premissa da assunção de riscos e utilização das imagens para publicidade.
11.2 - Todos os atletas concordam em competir sob uma boa conduta desportiva.

11.3 - Qualquer violação da conduta desportiva que pressuponha desrespeito para com algum membro da organização, juiz, atleta, espectador e patrocinador, será desqualificado e/ou expulso do evento.
11.4 - É da responsabilidade dos atletas apresentarem identificação válida sempre que lhes for solicitado.

11.5 - No caso de serem qualificados para a Fase CHALLENGE, deverão confirmar a sua participação à organização dentro do prazo previsto.
11.6 - Nos dois dias da Fase CHALLENGE, todos os atletas deverão comparecer no secretariado para confirmar a sua presença na prova, sendo obrigatória a presença de todos os atletas no check-in no primeiro dia de prova no horário estipulado.

11.7 - Todos os atletas deverão comparecer aos briefings de prova (horários a designar);

11.8 - Durante a prova, antes de cada WOD, os atletas serão chamados, junto à zona de aquecimento, para competir; no caso de o/a atleta não comparecer quando chamado/a, este não poderá realizar o desafio.

11.9 - Mau comportamento (insulto e/ou agressão a outro atleta, juiz e/ou voluntário) levará à desqualificação do atleta/equipa.

11.10 - A utilização de material não permitido levará à desqualificação do atleta/dupla/equipa.
11.11 - Todos os atletas deverão mostrar uma boa conduta desportiva, cumprindo com as regras e standards de movimento dos desafios e respeito por todos os membros da organização e atletas.

12 - DIREITOS DE IMAGEM

Direitos de Imagem – Todos os atletas inscritos no The Viking Challenge - 3a Edição declaram autorizar a utilização das imagens (fotografia e vídeo) recolhidos durante a realização da mesma por parte da entidade organizadora, para fins de Marketing e Publicidade, sem qualquer limite temporal.

 

13 - SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS

Todos os participantes compreendem e aceitam os riscos associados ao evento. As atividades estão seguras pelo Seguro de Acidentes Pessoais da Organização, seguro que cobre eventuais acidentes que possam surgir no bom e correto decorrer das atividades. Caso o acidente ocorra por algo que o atleta não cumpriu conforme instruído, a organização não terá responsabilidade sobre o mesmo.